PROJECTOS DE FORMAÇÃO-ACÇÃO APROVADOS PARA 2019 – 2021
Inscrições abertas para as empresas de comércio e serviços – <=100 colaboradores das zonas Norte e Centro. Formação certificada para efeito do cumprimento da formação obrigatória anual.
PROGRAMA DINAMIZAR – CONFEDERAÇÃO DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE PORTUGAL (CCP)
Gestão da Inovação
Reforçar a posição competitiva das PME e melhorar o seu desempenho ao nível de conhecimentos para que as mesmas possam maximizar os benefícios no uso da gestão da inovação, através de abordagens e métodos, para criarem condições para uma maior competitividade no mercado.
Sensibilizar para a importância da gestão de inovação no contexto actual, identificando novas oportunidades de negócio, com o intuito da utilização de conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor;
Entender a importância da gestão de inovação no contexto actual;
Utilizar conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor;
Identificar novas oportunidades de negócio;
- Desenvolver ou adequar estratégias de inovação.
Organização da Formação-Acção
Noções gerais de gestão da inovação;
Utilização de soluções inovadoras para melhoria de processos de gestão;
As várias etapas do processo de inovação – antecipar o problema/desafio;
Criação de soluções de inovação e de um plano de inovação face ao diagnóstico realizado (dimensão diagnosticada);
Estudo de exemplos práticos e discussão.
Economia Digital
Adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia tornando-as mais eficientes e competitivas, quer através da introdução de tecnologias digitais nos seus modelos de negócio (recurso a sistemas de informação nos seus métodos de gestão, criação de canais de venda online, presença digital) quer através do aumento das competências digitais dos seus empresários e trabalhadores.
Criar ou adequar os modelos de negócio com vista à integração da empresa na economia digital;
Facilitar a transformação digital das empresas por forma a terem uma presença online;
Melhorar processos de trabalho através do aumento da rapidez, precisão e eficácia das tarefas com recurso às TIC;
- Aumentar a literacia digital nas PME do sector.
Organização da Formação-Acção
Noções gerais de literacia digital;
Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
Soluções de negócio ao nível do comércio electrónico;
Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção do negócio;
Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão.
Detalhes da Formação
Nº de Trabalhadores por empresa | ||||||
Horas de Formação-Acção | Formação Teórica | Consultoria | ||||
Organismo intermédio | Temática | Nº de horas de formação | Nº de horas de cosultoria | Total de horas | Regime inter | Regime intra |
CCP | Gestão da inovação | 75* | 100 | 175 | 3** | 3** |
CCP | Economia Digital | 100* | 100 | 200 |
*módulos de 25h
**valor médio máximo por PME/temática
Cada acção (turma) tem de cumprir um mínimo de 6 formandos
FINANCIAMENTO
Os projectos são co-financiados até 90% para as empresas
Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, a fundo perdido