Transformação Digital

A digitalização é uma das principais metas da União Europeia (UE) neste momento. O Parlamento Europeu está a trabalhar para definir políticas que visam fortalecer a capacidade da Europa em tecnologias digitais emergentes, abrir novas oportunidades tanto para empresas como para consumidores, impulsionar a transição ecológica da UE em direção à neutralidade climática até 2050, promover as competências digitais dos cidadãos e aprimorar a capacitação dos trabalhadores. Além disso, pretende-se contribuir para a digitalização dos serviços públicos, assegurando ao mesmo tempo o respeito pelos direitos e valores fundamentais.

O que é a transformação Digital?

  • A digitalização refere-se à incorporação de tecnologias digitais nas operações de empresas e serviços públicos, assim como ao impacto dessas tecnologias na sociedade.
  • Plataformas digitais, Internet das Coisas, computação em nuvem, blockchain e inteligência artificial são algumas das tecnologias mais predominantes neste contexto.
  • Esta transformação afeta diversos setores, como transporte, energia, telecomunicações, serviços financeiros, produção industrial, cuidados de saúde e agricultura, alterando significativamente a vida das pessoas.
  • As tecnologias têm o potencial de otimizar a produção, reduzir emissões e desperdício, ampliar as vantagens competitivas das empresas e oferecer novos serviços e produtos aos consumidores.

O que está a UE a fazer para moldar a transformação digital?

Impulsionar a digitalização traz muitos benefícios para a sociedade. A UE pretende fortalecer a sua soberania digital e estabelecer normas próprias, em vez de seguir as normas estabelecidas por outros, para uma Europa preparada para a era digital.

Para guiar a transformação digital da UE, a Comissão Europeia apresentou o programa de políticas da Década Digital da Europa, que contém metas e objetivos concretos para 2030 em áreas como competências, infraestruturas digitais seguras e sustentáveis, transformação digital das empresas e digitalização dos serviços públicos.

Em maio de 2021, o Parlamento aprovou um relatório sobre a construção do futuro digital da Europa, no qual pede à Comissão Europeia que continue a enfrentar os desafios colocados pela transição digital e, em particular, que aproveite as oportunidades do mercado único digital, melhore a utilização da inteligência artificial (IA) e apoie as inovações e competências digitais.

Inteligência Artificial e Estratégia para os Dados

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de beneficiar as pessoas ao proporcionar acesso a cuidados de saúde melhorados, veículos mais seguros e serviços personalizados. Ela também pode aprimorar os processos de produção e conferir uma vantagem competitiva às empresas europeias, especialmente em setores nos quais as empresas da UE já possuem posições sólidas, como economia verde e circular, maquinaria, agricultura, turismo, entre outros.

Para assegurar que a Europa aproveite ao máximo o potencial da IA, os eurodeputados enfatizaram a necessidade de uma legislação centrada no ser humano, que busque estabelecer um quadro de IA confiável, implementar padrões éticos, apoiar o emprego e promover uma “IA fabricada na Europa” que seja competitiva e influencie os padrões globais. A Comissão Europeia apresentou a sua proposta de regulamento sobre a IA em 21 de abril de 2021.

De acordo com a proposta, os sistemas de IA seriam classificados conforme o risco que representam para os utilizadores. Se aprovadas, essas serão as primeiras regras globais em relação à inteligência artificial. Atualmente, estão em curso negociações entre o Parlamento Europeu e os países da UE para finalizar a forma dos regulamentos.

Leia mais sobre a Lei de Inteligência Artificial da UE.
Fontes:
https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20210414STO02010/transformacao-digital-importancia-beneficios-e-politica-da-ue

Estudos no âmbito da Transformação Digital