O Futuro da Metalomecânica Portuguesa
O INFORMESP – Instituto de Especialização Formativa e Estudos Empresariais, entidade fundada pela AIDA CCI e pela ANEME, em parceria com o município de Águeda, realizou a 23 de Novembro, das 13h45 às 18h30, no Centro de Artes de Águeda, um evento subordinado ao tema “O Futuro da Metalomecânica Portuguesa”.

 

O evento decorreu no Auditório do Centro de Artes de Águeda – CAA e contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves bem como ilustres oradores, como o Presidente da Comissão Diretiva do Compete 2020/2030, Nuno Mangas.
Ao longo desta tarde, tivemos a oportunidade de debater desafios e oportunidades no setor da metalomecânica, fomentar o networking e os negócios entre todos os participantes e promover a aproximação dos diferentes players, empresariais e institucionais, para que possam desenvolver ações estratégicas no pós-evento.

 

O congresso dividiu-se em três painéis onde foram abordadas questões centrais como “A sustentabilidade e a reindustrialização”, “A inovação e a digitalização como drivers de competitividade’’ e ‘’Os custos energéticos e o futuro da metalomecânica’’, tendo sido agraciados com a presença de 170 pessoas, entre empresários e outros agentes económicos do distrito.

 

Em nome do INFORMESP agradecemos a presença de todos no Auditório do Centro de Artes de Águeda e o contributo para que este evento tenha sido um grande sucesso.
PROGRAMA

13H45 |  WELCOME COFFEE E CREDENCIAÇÃO

14H15 |  SESSÃO DE ABERTURA

Jorge Almeida | Presidente da Câmara Municipal de Águeda

Fernando Castro | Presidente da Direção do Informesp e da AIDA CCI

João Neves | Secretário de Estado da Economia

I PAINEL – “PEOPLE, PLANET & PROFIT” – A SUSTENTABILIDADE E A REINDUSTRIALIZAÇÃO

15H00 |  KEYNOTE SPEAKER

Ricardo Banha | Coordenador da Área da Transição Digital (PRR)

15H30 |  MESA REDONDA

Moderador:

Ricardo Luz | Fundador da Gestluz Consultores

Empresas:

Siroco | Kathy Fehst | CEO

Epedal | Paulo Ferreira | CEO

Renault Cacia | Leonel Simões | Ecosystem Business Leader

Aneme | Rui Cabral | Departamento Técnico

II PAINEL – “A INOVAÇÃO E A DIGITALIZAÇÃO COMO DRIVERS DE COMPETITIVIDADE”

16H30 |  KEYNOTE SPEAKER

Nuno Mangas | Presidente da Comissão Diretiva do Compete 2020/2030

17H00 |  MESA REDONDA

Moderador:

Miguel Jorge Taborda | Senior Manager de Business Consulting da Deloitte

Empresas:

Bresimar | João Breda | CEO

Bosch Termotecnologia | Tiago Sacchetti | Presidente

Miranda & Irmão | João Miranda | CEO

INESCTEC | Américo Azevedo | Coordenador do CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais

III PAINEL – “OS CUSTOS ENERGÉTICOS E O FUTURO DA METALOMECÂNICA”

17H45

Luís Mira Amaral | Vice-Presidente da CIP

18H15 |  SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Eduardo Catroga | Economista

Fernando Castro| Presidente da Direção do Informesp e da AIDA-CCI

18H30 |  COCKTAIL DE ENCERRAMENTO

SPEAKERS
Américo Azevedo
Américo Azevedo

Especialista em Gestão de Operações e em Organização e Gestão de Processos de Negócio. Desenvolve projetos de consultoria empresarial e de I&D de âmbito nacional e internacional. Docente na FEUP e Porto Business School. É Coordenador do TEC4 Industry (INESC TEC) e Diretor Científico do FABTEC – Laboratório de Processos e Tecnologias para Sistemas Avançados de Produção.
Eduardo Catroga
Eduardo Catroga

Formado em Finanças e com o curso PMD na Harvard Business School, foi Ministro das Finanças (1993-1995). Atualmente é “Senior Advisor” nos domínios da estratégia e desenvolvimento empresariais, em vários projetos. Tem essencialmente uma carreira no domínio da gestão de empresas. Autor de vários livros e artigos sobre temas de Economia e de Gestão.
João Breda
João Breda

Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (polo da UA), ingressou na Bresimar em 2015, após uma experiência de quatro anos numa multinacional do setor. Atualmente é administrador do Grupo Bresimar.
João Miranda
João Miranda

Formado em Marketing (IPAM), pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Exerce funções de administrador na Miranda&Irmão, Lda, e tem cargo de presidente na Associação MBS. Detém também, mais de uma centena de patentes de invenção registradas fora de Portugal.
João Neves
João Neves

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, em 1980, e Mestre em Administração e Políticas Públicas, pelo ISCTE, em 2003. Atualmente é Secretário de Estado Adjunto e da Economia no XXII Governo Constitucional.
Jorge Almeida
Jorge Almeida

É Presidente da Câmara Municipal de Águeda. Foi Vice-Presidente da Câmara de Águeda, durante 12 anos. Foi Vereador em regime de não permanência e foi Presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga. Esteve ligado a várias associações desportivas, culturais e recreativas e fez parte da direção dos Bombeiros Voluntários de Águeda.
Kathy Fehst
Kathy Fehst

Licenciada em Gestão de Empresa e Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e com MBA em Business Strategy pela Escola de Negócios Nova Caixa Galicia. Possui outras formações na área da gestão empresarial. É administradora da SIROCO e da Fehst Componen
Leonel Simões
Leonel Simões

Natural de França, engenheiro mecânico de formação, ingressou em 1995 na Renault Cacia, empresa da multinacional Renault Group. Desempenha funções de gestão, nas áreas da Qualidade e do manufacturing. Em 2022, assume o posto de Ecosystem Business Leader.
Luis Mira Amaral
Luís Mira Amaral

Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP. Eng. Electrotécnico (IST), Mestre em Economia(NOVASBE) e Pós-Graduado em Gestão Geral (STANFORD) e em Gestão Bancária(INSEAD). Foi Professor de Produção e Transporte de Eletricidade no IST. É consultor da FNWAY CONSULTING para a Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Professor de Economia e Gestão no Técnico-Instituto de Formação de Executivos do IST
Miguel Jorge Taborda
Miguel Jorge Taborda

 

Miguel Taborda assume, atualmente, as funções de Senior Manager de Business Consulting da Deloitte em Portugal, com foco no setor público. Tem mais de 18 anos de experiência profissional, em várias áreas de consultoria, incluindo a gestão de projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação, a implementação de estratégias de internacionalização e de abordagem a mercados internacionais, a implementação de sistemas de gestão da IDI e a preparação e acompanhamento de candidaturas a sistemas de incentivos financeiros e fiscais ao investimento em múltiplos setores de atividade.
Nuno Mangas
Nuno Mangas

Nuno André Oliveira Mangas Pereira é atualmente Presidente do COMPETE 2020. Engenheiro Eletrotécnico pela Univ. de Coimbra e Doutorado em Ciências da Educação pela Univ. Extremadura, foi Presidente do IAPMEI e do Politécnico de Leiria,Administrador não executivo da ANI, e representante de Portugal na SME Envoy Network (2018 – 2020).
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira

Licenciado em Economia. Administrador da Epedal SA desde 2007. Presidente do Conselho Fiscal da AFIA – Associação dos Fabricantes da Indústria Automóvel desde 2012. Presidente do Conselho Fiscal do Mobinov – Cluster Automóvel desde 2017
Ricardo-Banha
Ricardo Banha

 

Gestão de Fundos Europeus desde o PEDIP II Indústria, no PRIME setor do Turismo, no COMPETE coordenador de Instrumentos Financeiros.
No PRR coordenador da dimensão Transição Digital, mais apoio à Inovação e Capitalização das Empresas.
Ricardo Luz
Ricardo Luz

Empresário, fundador da Gestluz Consultores, Matching Ventures, Fluidinova, e Absolute H. Fundador e Presidente da Invicta Angels, e Board Member da EBAN. Licenciado em Economia (FEP), Mestrado em Design for Sustainability (Cranfield University), e Auditor de Defesa Nacional (IDN).
Rui Cabral
Rui Cabral

 

Possui formação em engenharia eletrotécnica (IST) e detém um percurso profissional que ligou indústria, inovação, ambiente e sustentabilidade. É atualmente diretor geral da GVB – Gestão e Valorização de Baterias Lda e consultor da ANEME.
Tiago-Sacchetti
Tiago Sacchetti

 

Tiago Melo Sacchetti nasceu em Aveiro em 1976. Estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro e é desde 2005 gestor de projetos certificado. Em 1999 integrou o Programa Contacto no Grupo Iberomoldes México como Engenheiro de Produto e Processo. Começou o seu percurso na Bosch em 2007 como responsável pelas operações de maquinação e montagem. Em 2011 continuou a sua carreira internacional, tendo trabalhado na China e na Alemanha como Gestor de Projetos Senior e no México como Director de Produção e Serviços de Engenharia. Em 2018 regressou à peninsula ibérica onde exerce o cargo de Diretor da Bosch Industry Consulting.
Contextualização do evento
A indústria metalúrgica e eletromecânica é a que mais contribui para as exportações portuguesas, representando cerca de 20% do PIB nacional. Possui, pois, uma grande importância na economia industrial, considerando a capacidade de dinamização de outras atividades produtivas e o vasto e heterogéneo leque de segmentos produtivos e grande diversidade de produtos, que engloba.

 

Num contexto económico marcado por grandes turbulências nos mercados e incertezas, pretende-se que o evento proporcione a oportunidade para que o setor possa refletir e encontrar as melhores respostas para os desafios competitivos com que as empresas se confrontam.
A aposta na inovação tecnológica tendo como objetivo assegurar o rápido desenvolvimento de tecnologias maduras, a custos economicamente viáveis, em áreas como a descarbonização, a transição energética, a economia circular, a gestão sustentável da água, a mobilidade sustentável ou a integração das tecnologias digitais nos processos produtivos, são, neste âmbito, temas incontornáveis a abordar, visando a manutenção e incremento da competitividade setorial.

 

O Programa, do evento é constituído por painéis, moderados e integrados por individualidades das áreas política, económica e empresarial que irão abordar, como questões centrais, “A Sustentabilidade como Reindustrialização”, “A Inovação e a Digitalização como Drivers de Competitividade” e a “Os custos Energéticos e o Futuro da Metalomecânica”, prevendo-se a presença de mais de duas centenas de pessoas, entre empresários e outros agentes económicos do Distrito.